logo

Cuidados com a Pele aos 20, 30, 40, 50 e 60 anos

20 Anos

Geralmente as peles nessa fase são mais oleosas, ou mistas. Muitas têm tendência à acne. Existe uma produção maior de sebo e os poros são dilatados.

Cuidado Especial

Limpeza e proteção solar. Se quiser ser mais cuidadosa, pode fazer também uma esfoliação semanal.  Se houver manchas use um clareador, faça um peeling de ácido salicílico ou laser uma vez por mês.

A hidratação é importante para manter a elasticidade e o aspecto saudável, além de prevenir as rugas. Mas atenção, as oleosas devem ser hidratadas com sérum ou gel.

30 Anos

Aos trinta anos, as manchinhas já vão aparecendo, devido ao maior tempo de exposição solar. As rugas finas — chamadas popularmente de “pés-de-galinha” — merecem atenção especial. Em alguns casos, além dos cremes com formulação específica para esta área, a toxina botulínica (BOTOX) pode ser indicada para tratar e prevenir a piora dessas marcas.

Sardas e melasmas (manchas castanhas e arredondadas), quando se acumulam, podem dar um aspecto manchado e envelhecido, podendo ser amenizados com Luz Intensa Pulsada.

Cuidado Especial

Limpeza, proteção solar, hidratação com renovação celular suave e creme para área dos olhos. Se você quiser dar uma atenção especial à pele, faça esfoliações, use tônicos para complementar a limpeza e se tiver manchas, usar clareadores.

Tratamentos com ácido retinóico e ácido glicólico são eficientes para estimular o colágeno e inibir a ação progressiva das rugas.

40 Anos

Os bons hidratantes dão lugar aos cosméticos com propriedades anti-idade, que a partir de agora são obrigatórios na nécessaire. Uma flacidez nada discreta toma conta do rosto, começando a comprometer o aspecto jovem de antes.  As rugas ao redor dos olhos, os sinais de expressão que costumam aparecer na testa e entre as sobrancelhas e as manchas claras e escuras se tornam mais evidentes, assim como a falta do contorno facial.

Cuidado Especial

Limpeza, proteção solar, cremes anti-idade e creme para área dos olhos. Nessa fase clareadores já são obrigatórios. Mesmo que você não tenha manchas, use para prevenir, depois dos 50 as manchas costumam ser mais intensas.

Dica: hidratantes que contém ácido hialurônico, que realmente traz água da atmosfera para dentro da pele, o que faz com que ela pareça mais hidratada e firme. Se houver tendência à vermelhidão (rosácea), é indicado o uso do chá verde tópico ou de medicações como a sulfacetamida sódica. A toxina botulínica atenua as rugas de expressão da testa, dos pés de galinha e da glabela, aquele ponto entre as sobrancelhas.

50 Anos

Nessa idade a pele tem uma tendência para se tornar mais sensível, fina e seca.

Além da determinação genética, o que determina como você chega a esta idade são os hábitos que você sempre cultivou. A quantidade de radiação ultravioleta acumulada, o tipo de vida que você leva alimentação, fumo, álcool, exercícios, tudo é relevante agora. A atitude em relação à vida, a alegria, ou seja, os cuidados com a juventude interna contribuem de forma decisiva também. Assim, nos dias de hoje vemos pessoas de 50 anos e mais que parecem muito jovens e outras da mesma faixa etária que parecem muito mais velhas.

Cuidado Especial

Limpeza, proteção solar, cremes anti-idade, creme para área dos olhos e clareadores.

Os cremes de tratamento diário devem conter forte poder de hidratação como a vitamina C, extrato de café verde e isoflavonas de soja, além de ácidos glicólico e retinóico para promover a renovação celular. Outro recurso eficiente para esse período da vida é a reposição hormonal, que recupera boa parte do vigor da pele. Assim como suplementos vitamínicos, que diminuem o estresse oxidativo, proveniente da exposição solar. Entre os procedimentos estéticos, a partir dos 50 anos a mulher pode se beneficiar de peelings médios e profundos, diferentes aplicações de laser como a luz pulsada, os fracionados de CO2, o infravermelho e a radiofrequência; além de preenchimentos com ácido hialurônico e poli-lático e aplicações de toxina botulínica.

60 Anos

Nessa fase a pele já apresenta rugas profundas, flacidez intensa, pele mais fina, papada proeminente, manchas muito aparentes, vasinhos à vista e sobra excessiva de pele nas pálpebras. É imprescindível o uso de cosméticos que contenham substâncias preenchedoras na fórmula, como os que contêm ácido hialurônico, por exemplo, que melhora a produção de glicosaminoglicanas, substância natural que deixa a pele com mais tônus e elasticidade.

Cuidado Especial

Limpeza, proteção solar, cremes anti-idade, creme para área dos olhos e clareadores.

A higiene diária deve ser feita com sabonetes líquidos suaves ou espumas de limpeza. É melhor evitar sabões muito fortes, que deixam a cútis mais ressecada ainda. E nessa fase o protetor solar não sai de cena; pelo contrário: deve ser o protagonista da nécessaire e aplicado duas vezes por dia. O sol agora é mais nocivo ainda, já que as defesas da pele estão reduzidas. Os procedimentos estéticos que garantem os melhores resultados são:

  • Os peelings médios e profundos.
  • A luz intensa pulsada para remover as manchas.
  • Laser de Erbium ou CO2 para estimular a síntese de colágeno e atenuar rugas.
  • Radiofrequência e infravermelho para melhorar a flacidez, tanto na face como no pescoço.
  • Uso de preenchedores para melhorar o sulco nasolabial e as bochechas.
  • Toxina botulínica, para atenuar rugas dinâmicas (aquelas adquiridas com os vícios de expressão).

 

 

  • Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>