logo

Cuidados essenciais com as mãos

Com a idade, as mãos começam a sofrer o processo de flacidez devido à diminuição da gordura sob a pele. As veias ficam visíveis, e surgem também as manchas, as melanoses solares. Algumas pessoas erradamente dizem que são manchas senis, mas nem sempre estão relacionadas à senilidade ou à idade, mas sim ao tipo ao tipo de pele e à quantidade de sol a que a pessoa se expôs durante a vida. O que ocorre é que, geralmente, o seu aparecimento coincide com o avançar da idade, mas há pessoas muito jovens, com 25, 30 anos de idade, que também apresentam.

Orientação
Leve sempre na bolsa um protetor solar com hidratante. Lavamos as mãos muitas vezes ao dia e precisamos estar sempre reaplicando o produto.

Terapêuticas
A decisão sobre a terapêutica a ser adotada dependerá muito das técnicas dominadas pelo médico, do tipo de pele do paciente e das exigências de sua vida social, isto é, se ele poderá se afastar das atividades do dia-a-dia ou não, se precisa se expor muito ao sol ou, ainda, se seu trabalho tem grandes exigências quanto à aparência. Há casos em que associamos vários métodos para fazer o que é mais adequado para o ritmo de vida da pessoa.

Injeções de gordura
Tira-se gordura de uma parte do corpo (abdome, costas, nádegas) e injeta-se nas mãos para preencher as áreas flácidas. A gordura é reabsorvida alguns meses depois.

Injeções para preenchimento
Essa técnica pode utilizar substâncias sintéticas, como o ácido hialurônico, siloxane, que é um derivado do silicone, e até gordura para preencher as áreas flácidas. Pode-se preencher toda a área ou ponto por ponto, para que a própria puntura estimule também o colágeno.

Laser de rubi
É a melhor técnica para tratamento das manchas solares, porque atua num comprimento de onda muito próximo da melanina, quebrando o pigmento em micropartículas que podem ser reabsorvidas pelo sistema imunológico sem lesar a pele normal.
Laser não ablativo
Indicado principalmente quando a pessoa tem muitas manchas, próximas umas das outras. Diferentemente do laser de rubi, em que a ponteira trabalha por unidade na pele, o não ablativo retira as machas e, ao mesmo tempo, estimula o colágeno para renovar toda a pele. Eventualmente, associa-se a um peeling para estimular o colágeno e para que, descamando a pele, dê a ela uma característica mais uniforme.

Laser Nd Yag (1.320 nm)
Usado para eliminar a flacidez da pele. Trabalha em comprimento de onda próprio para estimular o colágeno e preencher as áreas emagrecidas.

Neve carbônica
Muito empregado no passado, o gás carbônico, também conhecido como gelo seco, é aplicado a baixíssima temperatura, congelando e queimando a mancha. Em seu lugar surge uma casquinha, que cai, deixando a pele nova, recuperada. Também pode ser aplicado nitrogênio líquido, que apresenta uma temperatura mais baixa, levando também à formação de crosta, que pode ser eventualmente mais profunda.

Peelings químicos
Empregamos ácidos, como ácido tricloroacético e fenol, para produzir uma queimadura local, provocando a renovação da pele. Peelings de ácido retinóico, glicólico e salicílico também podem ser empregados.

Quantum ou Photoderm
É o aparelho de luz intensa pulsada, também usado para estimular o colágeno e eliminar a flacidez. Atua também nas manchas (melanoses) do dorso das mãos.

  • Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>