logo

Estrias

São causadas pelo rompimento das fibras elásticas da segunda camada da pele (derme) e localizam-se principalmente nas áreas do abdome, mamas, coxas e quadris. Na gestação, as principais causas são as alterações hormonais e a grande solicitação mecânica da pele devido ao aumento do volume corpóreo, que força as fibras elásticas (colágeno e elastina) a ponto de rompê-las. Surgem então lesões lineares, que podem ter de um a vários centímetros de extensão. Inicialmente as linhas são rosadas e, quando não tratadas, podem evoluir para a tonalidade nacarada (esbranquiçada), mais difíceis de recuperar. Não existe cura definitiva para o problema, e os tratamentos visam melhorar o aspecto, estimulando a formação do tecido colágeno nas lesões.

Devido a fatores hereditários e hormonais, as estrias são mais comuns em mulheres, o que não significa que os homens não possam tê-las em geral do dorso, nas costas e nos braços. É fundamental agir preventivamente, hidratando a pele com produtos específicos – o que é mais importante ainda no período da gestação, devido à grande e rápida distensão da pele. O cuidado mais importante, porém, é não ter variações de peso na gravidez. Portanto, além da hidratação da pele, é fundamental manter uma dieta alimentar saudável. O resultado dos tratamentos depende basicamente do tempo de existência da alteração: quanto mais recente, melhor será o efeito obtido. E, como a maioria das terapêuticas não pode ser realizada no período da gravidez, recomendamos que siga a orientação preventiva e deixe as outras opções para depois do nascimento do bebê.

ORIENTAÇÃO

Hidratação da pele

Não use sabonete nas mamas, abdome e flancos. Passe óleo durante o banho retire o excesso com a água e, após enxugar-se, aplique um creme hidratante.

  • Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>