logo

Sol amigo, sol inimigo

Hoje estamos dando início à uma série de publicações relacionadas aos cuidados com a pele.

O tema que escolhemos para abrir esta série trata do sol: Sol, amigo e inimigo.
Nós brasileiros temos o privilégio de acordar quase todos os dias com manhãs ensolaradas. Dentre os benefícios do sol, podemos citar inúmeros, pois ele nos faz bem, nos traz energia, alegria, melhora os níveis de vitamina D além de um bronzeado bonito. Por outro lado, também sabemos que os raios solares podem ser nossos inimigos, ocasionando diversos problemas de pele, como câncer, envelhecimento precoce, além das queimaduras, sardas e manchas.
Os efeitos positivos ou negativos da radiação solar sobre o corpo humano dependem muito da duração e da frequência da exposição. Sabendo dos riscos representados pela exposição solar, nos dias de hoje é inadmissível que qualquer pessoal, em qualquer idade saia de casa, mesmo em um dia nublado, sem adotar simples cuidados.
As dicas que compartilharemos aqui, irão ajudar nesse cuidado diário:
– Uso de chapéu, viseira, camisetas, óculos escuros e guarda-sóis: estes meios podem impedir a ação direta dos raios solares na pele, mas não nos protegem da ação difundida ou refletida dos raios solares. Por este motivo, os protetores solares químicos são os mais indicados.
– Ação ultravioleta não é impedida através de barreiras de vidro, como muitos pensam. Por este motivo, estando dentro de casa ou no carro, é necessário se proteger.
– Para as crianças deve-se usar proteção máxima e respeitar os horários mais saudáveis do sol: antes das 10 horas e depois das 16 horas.
– O filtro solar deve ser aplicado sempre meia hora antes da exposição ao sol.
– O próprio suor produz substâncias que funcionam como filtro solar, ao entramos na água retiramos este filtro natural, aumentando as chances de queimaduras.
– Alguns antibióticos, bem como alguns hormônios presentes principalmente em pílulas anticoncepcionais são fotossensibilizantes e podem aumentar a pigmentação da pele causando manchas ou reações indesejáveis.
– Após a exposição solar a pele vai se tornando mais ressecada e espessa. Hidratantes de boa qualidade ajudam a reverter esse processo.

Acompanhe as demais dicas semanais em nosso blog.

#clinicacheffe #sol #benefíciosdosol #dicasdesaude #cuidadoscomapele #portoalegre

  • Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>